NOTÍCIAS
26 DE FEVEREIRO, 2024

Nova edição da campanha Toneladas de Ajuda

Com inscrições abertas

 

A Valorlis, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona da Alta Estremadura, anunciou uma nova edição da campanha Toneladas de Ajuda, uma iniciativa de responsabilidade social aliada à reciclagem de embalagens.

 

A 3ª edição deste projeto destina-se a todas as Associações ou Instituições sem fins lucrativos e com intervenção, apoio ou resposta de natureza social, que estejam sediadas nos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis: Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Uma das novidades desta edição é que não está apenas reservada à participação de IPSS.

 

De forma a participar, as entidades devem entregar os seus resíduos recicláveis na Unidade de Triagem da Valorlis ou nos Ecocentros de Batalha/Porto de Mós, Pombal e Ourém. Nesta edição estarão abertos todos os ecocentros da empresa. As instituições podem também optar por solicitar uma recolha à Valorlis.

 

Esta campanha tem como objetivo valorizar os resíduos recicláveis (embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro), que as instituições inscritas entreguem em troca de uma contrapartida financeira, que permitirá apoiar os projetos de cariz social desenvolvidos pelas organizações.

 

Este projeto prevê também que qualquer pessoa ou entidade que pretenda efetuar entregas de recicláveis em nome de uma determinada instituição, o possa fazer, desde que a mesma esteja inscrita na campanha Toneladas de Ajuda.

 

As inscrições decorrem até ao dia 8 de março em www.valorlis.pt  ou através do link de inscrição .

 

 

Sobre a Valorlis

A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

 

 

23 DE FEVEREIRO, 2024

RE-SOURCE 2023

Valorlis é parceira de projetos da mais Alta Tecnologia e de Inteligência Artificial

 

A Valorlis é parceira de dois projetos que responderam aos desafios feitos pela terceira edição do programa de inovação colaborativa Re-Source. O Re-Source resulta da cooperação entre a Sociedade Ponto Verde e a Beta-i e é um programa de inovação digital aberta à procura de soluções criativas para problemas reais que o setor das embalagens e resíduos de embalagens enfrenta.

 

Entre os 12 projetos inovadores do Re-Source 2023, há a destacar dois que contam com a parceria da Valorlis:

 

Trashify Tech@ Valorlis

Trashify (Startup)

Valorlis (Parceiro)

Objetivo: O piloto visa contribuir para aumentar a eficiência e a precisão do processo de triagem e, ao mesmo tempo, permitir uma caracterização precisa do material. A tecnologia fornece análise de fluxo de resíduos (caracterização de resíduos) em tempo quase real.

 

Danu Robotic@ Valorlis

Danu Robotics (Startup)

Valorlis (Parceiro)

Objetivo: O piloto visa o desenvolvimento e instalação da uma tecnologia que consiste num sistema de visão computacional (IA) altamente preciso, num sistema operativo central de elevado desempenho e num sistema robótico de picking multi-agente.

 

Mais sobre a 3ª edição do Re-Source e os projetos selecionados em:

  • https://www.jornaldenegocios.pt/c-studio/detalhe/re-source-da-sociedade-ponto-verde-inova-na-gestao-de-residuos
  • https://www.ambientemagazine.com/sociedade-ponto-verde-e-beta-i-juntas-pela-inovacao-na-gestao-de-residuos/

 

Sobre a Valorlis

A Valorlis empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

22 DE JANEIRO. 2024

Semana do Futebol Profissional volta a ser um Ecoevento onde serão promovidas boas práticas ambientais

 

Pela segunda época consecutiva, a EGF e a Fundação do Futebol – Liga Portugal convertem a Final Four da Allianz CUP num Ecoevento, que está a decorrer em Leiria, até ao dia 27 de janeiro.

 

Mais que três jogos de Futebol onde se irá consagrar o novo Campeão de Inverno, a Final Four é também uma semana plena de entretenimento e atividades que prometem dar um colorido muito especial à cidade do Lis e envolver toda a comunidade local, sendo, simultaneamente, um Ecoevento.

 

Durante esta semana, serão muitas as ativações de sensibilização ambiental promovidas pela EGF e pela Valorlis, responsável pela contentorização na área na Fan Zone, que estarão disponíveis a toda a comunidade no stand da Fundação do Futebol – Liga Portugal neste mesmo espaço, situado em pleno coração de Leiria.

 

Em dias de jogo, o Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa contará com um reforço de contentorização de reciclagem, para que todo espetáculo futebolístico conte com um forte compromisso de sustentabilidade ambiental, como é apanágio da Fundação do Futebol.

 

Importa referir, ainda, que no dia 26 de janeiro será criada por alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira, junto ao Estádio Municipal de Leiria, uma instalação artística feita com materiais reciclados recolhidos ao longo destes dias. Essa mesma instalação será depois exibida no dia mais aguardado por todos: a grande final, a 27 de janeiro.

 

Na aplicação Recycle Bingo, o jogo da EGF que incentiva e premeia as boas práticas ambientais, estará disponível uma missão especial e exclusiva para todos os utilizadores ao longo desta semana dedicada ao Futebol Profissional.

 

Este Ecoevento decorre no âmbito do protocolo de cooperação para a Sustentabilidade entre a EGF e a Fundação do Futebol, que prevê a organização e promoção conjunta de eventos e iniciativas relacionados com as respetivas áreas de atuação.

 

Estão, por isso, reunidos todos os condimentos para que esta seja uma grande festa do Futebol Profissional e com total respeito pelos seus compromissos ambientais!

 

 

Sobre a EGF:

A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

 

Sobre a VALORLIS

A VALORLIS é a empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós e continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

 

Sobre a Fundação do Futebol – Liga Portugal:

A Fundação do Futebol tem como objetivo utilizar a notoriedade do Futebol, dos seus intervenientes e das competições profissionais em prol da Responsabilidade Social e da promoção da Sustentabilidade Ecológica, por um Futebol positivo e tolerante tendo em vista uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Tudo isto sendo uma entidade de referência nacional e internacional na área da Responsabilidade Social empresarial e no âmbito do Futebol Profissional, desenvolvendo ações criadoras de valor para a Sociedade Civil, através dos valores do Futebol.

Mais informações em: https://fundacaodofutebol.ligaportugal.pt/

 

 

6
MUNICÍPIOS
302
HABITANTES
MIL
10
INSTALAÇÕES
182
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MIL TONELADAS
16,78
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
2,7
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
14
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO QUE DÁ PRÉMIOS A QUEM RECICLA
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos