Aquilo que para si já não tem valor e por isso deitou para o lixo, na Valorsul volta a ser um recurso, uma matéria-prima capaz de se transformar numa nova caixa de cartão, numa nova garrafa de vidro, em energia elétrica, fertilizante para a agricultura ou em materiais para a construção de uma nova estrada.
COMO DEPOSITAR RESÍDUOS?

O primeiro passo é confirmar se os resíduos foram produzidos num dos 19 municípios da área de intervenção da Valorsul.

 

Seguidamente deve preencher um dos dois formulários de pedido de descarga disponíveis no nosso site em formulários.

 

Note que, no formulário, será solicitado o código da Lista Europeia de Resíduos (LER) que melhor se adequa aos resíduos que detém, bem como respetiva designação e quantidade. Veja abaixo quais os códigos dos resíduos aceites em cada instalação da Valorsul. Se os seus resíduos não se enquadrarem nos códigos da LER admissíveis na Valorsul, deverá consultar a Agência Portuguesa de Ambiente para determinar qual o destino mais adequado para o resíduo.

 

Após o envio do formulário, a Valorsul enviará uma resposta escrita (preferencialmente para o e-mail fornecido). A resposta pode demorar entre 2 e 10 dias úteis.

 

Caso a resposta indique que a autorização foi concedida, esta mencionará a instalação onde deverá depositar os resíduos, o horário de descarga e a tarifa de deposição. Caso a resposta seja negativa, será indicado o motivo da recusa. Nesse caso, poderá contactar a Agência Portuguesa do Ambiente (Tel.: 214 728 200).

 

Esta autorização ficará válida até ao final do ano corrente para todas as vezes que a mesma entidade necessite de depositar resíduos com as mesmas características, desde que não existam alterações aos dados fornecidos.

 

No dia das descargas deve ser apresentada na portaria, em suporte digital, a e-GAR, que é obrigatória desde de 1 de Janeiro de 2018. Para o preenchimento da e-GAR deve registar-se na plataforma SILIAMB.

Mais informação em www.apambiente.pt.

 

O pagamento é realizado no ato da descarga, em cheque ou dinheiro, salvo acordo com o nosso Departamento Administrativo e Financeiro. A deposição de resíduos recicláveis nos Ecocentros e Centros de Triagem é gratuita.

 

NOTA: devido à falta de capacidade excedentária da Central de Valorização Energética (CVE)*, foi suspensa, por tempo indeterminado, a receção de resíduos de entidades particulares. Apenas situações pontuais de Destruição de Resíduos, poderão vir a ser aceites. Para consulta de informação sobre operadores de gestão de resíduos urbanos, poderá ser contactada a Agência Portuguesa do Ambiente, através do telefone 214728200 ou poderá aceder à listagem de operadores de gestão de resíduos licenciados, através do endereço: https://silogr.apambiente.pt/pages/publico/index.php.

A Valorsul lamenta qualquer transtorno causado.

*Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU)

 

 

Regras de Separação de Resíduos para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica
Regras de Separação de Resíduos para o Centro de Triagem e Ecocentro do Lumiar
RESÍDUOS ACEITES NA VALORSUL