Aquilo que para si já não tem valor e por isso deitou para o lixo, na Valorsul volta a ser um recurso, uma matéria-prima capaz de se transformar numa nova caixa de cartão, numa nova garrafa de vidro, em energia elétrica, fertilizante para a agricultura ou em materiais para a construção de uma nova estrada.
RECOLHA DE RESÍDUOS

Na região de Lisboa

A recolha de resíduos urbanos indiferenciados na Região de Lisboa Norte é da responsabilidade dos municípios da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.

A recolha de resíduos recicláveis, nos municípios de Amadora, Loures e Odivelas, é da responsabilidade da Valorsul. Em Lisboa e Vila Franca de Xira, a recolha é da responsabilidade dos respetivos municípios.


Salvo as seguintes exceções:

- os resíduos de empresas, quando superiores a 1.100 litros, são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram;
- os resíduos particulares (exceto os resíduos domésticos) são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram. Ex.: desperdícios originados de uma mudança de casa.

 

Na região Oeste
A recolha dos resíduos indiferenciados na região Oeste é da responsabilidade dos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Alguns municípios entregam os resíduos indiferenciados em Estações de Transferência da Valorsul e depois a Valorsul transporta-os até ao aterro ou outra instalação de tratamento.


Os resíduos de empresas, quando superiores a 1.100 litros, são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram.
Os resíduos particulares (exceto os resíduos domésticos) são transportados pelos próprios ou através de transportadora que contrataram. Ex.: desperdícios originados de uma mudança de casa.
A recolha seletiva multimaterial do oeste, ou seja, os resíduos recicláveis que se encontram nos ecopontos, é realizada pela Valorsul.


Recolhas Seletivas
A Valorsul promove a recolha seletiva de materiais sendo que o modo de organização dessa recolha depende da área geográfica. Esta recolha seletiva dos três fluxos (Amarelo, Azul e Verde) decorre de segunda a sábado, entre as 05h00 e as 23h00.

Na Amadora, em Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, a recolha seletiva é efetuada pelos municípios. A Valorsul financiou estes municípios na aquisição de equipamentos de deposição e recolha seletiva (nomeadamente contentores e viaturas) e partilha como os municípios as receitas da venda dos recicláveis.

Desde 2020 que a Valorsul tem prestado apoio técnico nas recolhas de recicláveis e disponibilização de Ecopontos aos municípios da Amadora, Loures e Odivelas.

A Valorsul efetua recolha multimaterial dos materiais recicláveis nos restantes 14 municípios do sistema. São recolhidos os materiais dos ecopontos da generalidade da zona oeste (e das ilhas ecológicas no município de Óbidos) para além dos materiais entregues nos ecocentros existentes nas estações de transferência.

Os municípios desta área, porém, também desenvolvem atividades de recolha seletiva mais vocacionadas para o comércio e para as zonas que, pelas suas características, não permitem a colocação de ecopontos.

Se está interessado em depositar resíduos numa das instalações da Valorsul, preencha o respetivo formulário e envie para o e-mail valorsul@valorsul.pt.

Enviaremos resposta escrita concedendo ou não a autorização.

​Se é a primeira vez que preenche o formulário, sugerimos a leitura da área "Como depositar?".