Aquilo que para si já não tem valor e por isso deitou para o lixo, na Valorsul volta a ser um recurso, uma matéria-prima capaz de se transformar numa nova caixa de cartão, numa nova garrafa de vidro, em energia elétrica, fertilizante para a agricultura ou em materiais para a construção de uma nova estrada.
Triagem de Materiais Recicláveis

Os materiais (de vidro, papel/cartão e plástico/metal) colocados nos ecopontos ou recolhidos porta-a-porta nos 19 municípios da área da Valorsul, são encaminhados para os dois Centros de Triagem.

Nestas instalações são separados por tipo de material por forma a serem encaminhados para a indústria da reciclagem. Desta forma os materiais separados por todos nós nos ecopontos podem ser transformados no futuro em novos objetos.

Os Centros de Triagem da Valorsul, localizados no Lumiar e no Cadaval, são unidades industriais que, através de processos mecânicos e manuais, separam materiais para posterior reciclagem.

Para além dos dois Centros de Triagem, a Valorsul dispõe ainda de oito Ecocentros abertos ao público onde os cidadãos têm a possibilidade de depositar materiais e objetos que não podem ser colocados nos ecopontos e que assim também poderão ser reciclados.

Centro de Triagem do Lumiar
Centro de Triagem do Oeste