Aquilo que para si já não tem valor e por isso deitou para o lixo, na Valorsul volta a ser um recurso, uma matéria-prima capaz de se transformar numa nova caixa de cartão, numa nova garrafa de vidro, em energia elétrica, fertilizante para a agricultura ou em materiais para a construção de uma nova estrada.
Valorização Orgânica

Os restos de comida de algumas das cantinas, restaurantes e mercados da área metropolitana de Lisboa (norte) são encaminhados para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul.

Nesta unidade os restos de comida são tratados e transformados em corretivo agrícola orgânico, sem aditivos químicos, para utilização na agricultura e jardinagem. Através do processo de "digestão anaeróbia" é possível captar o gás da fermentação (biogás) e utilizá-lo na produção de energia elétrica.

A Valorização Orgânica é composta pela Estação de Tratamento e Valorização Orgânica e pela Estação de Compostagem de Verdes.

Os resíduos verdes, recolhidos e entregues seletivamente, são tratados e transformados em composto, na Estação de Compostagem de Verdes.

Estação de Tratamento e Valorização Orgânica
Estação de Compostagem de Verdes