Aquilo que para si já não tem valor e por isso deitou para o lixo, na Valorsul volta a ser um recurso, uma matéria-prima capaz de se transformar numa nova caixa de cartão, numa nova garrafa de vidro, em energia elétrica, fertilizante para a agricultura ou em materiais para a construção de uma nova estrada.
Fardamento antigo da VALORSUL transforma-se em cobertores para centro de reabilitação
Valorsul
terça-feira, 18 de março de 2025

A Valorsul converteu meia tonelada de fardamento antigo em 60 cobertores, que foram doados a mais de 50 utentes do Centro de Reabilitação da Comunidade Vida e Paz, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a economia circular.

No último trimestre de 2024, a Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos na zona de Lisboa e zona Oeste, iniciou uma campanha interna para recolher fardamento com logotipos desatualizados ou que não cumpriam os requisitos de segurança.

No âmbito do seu compromisso com a economia circular e a sustentabilidade, a Valorsul empenhou-se em assegurar que o fardamento recolhido tivesse um destino ambientalmente responsável. Em parceria com a To Be Green, especializada em upcycling de têxteis, a Valorsul encaminhou para reciclagem o fardamento, que foi transformado em 60 cobertores de fibras recicladas, doados à Comunidade Vida e Paz, juntamente com 255 camisas, 38 casacos, 30 calças, 10 polos e 200 aventais, distribuídos a pessoas em situação de risco, previamente identificadas pela instituição.

“A Valorsul tem um compromisso profundo com a economia circular, que se reflete em ações concretas como esta. A transformação de fardamento antigo em mantas e a sua entrega à Comunidade Vida e Paz é um exemplo claro de como podemos dar uma nova vida aos materiais, contribuindo para o bem-estar social e ambiental. Ao garantir que os materiais que usamos têm um destino responsável, estamos a criar um futuro mais sustentável e solidário para todos”, destaca Marta Neves, CEO da Valorsul.