Em 2024 a SEPR acontece de 16 a 24 de novembro. Todos os anos, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos centra-se num aspeto diferente, a fim de chamar a atenção para áreas com alto impacto relacionadas com os nossos hábitos de consumo insustentáveis enquanto sociedade.
Todos os anos é definido um tema central da SEPR. O tema deste ano é "Desperdício alimentar". E porquê? Porque, todos os anos, os países da União Europeia produzem mais de 58 toneladas de resíduos alimentares, o que corresponde a 131 kg por habitante. Estes dados são ainda mais preocupantes se considerarmos que mais de 37 milhões de pessoas não conseguem pagar uma refeição de qualidade todos os dias.
A nível global, um terço de todos os alimentos produzidos para consumo é desperdiçado. De acordo com os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 2019 foram produzidas cerca de 931 toneladas de desperdício alimentar, o que representa 17% da totalidade da produção alimentar global.
Consulte o site em português: https://ewwr.eu/por/ e saiba mais sobre o tema deste ano em: https://ewwr.eu/thematic_focus/2024-food-waste/
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2024
FINALMENTE UMA SOLUÇÃO PARA AQUELA LATA COM TINTA!
À semelhança dos anos anteriores, no âmbito da campanha da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2024, a Valorsul abre novamente as portas do Ecocentro do Lumiar para a entrega de pequenas quantidades de resíduos perigosos, como latas de tinta, de 16 a 24 de novembro.
Trata-se de uma campanha de recolha de pequenas quantidades de resíduos perigosos provenientes dos agregados familiares (resíduos domésticos), como por exemplo, os resultantes de pequenas ações de bricolage ou outros: latas com tinta, diluentes, líquidos de fotografia, etc. devidamente acondicionados em embalagem fechada.
A entrega só é possível no Ecocentro da Valorsul, no Lumiar. Os resíduos recolhidos serão depois encaminhados para um operador licenciado.
Esta campanha destina-se exclusivamente a particulares (munícipes residentes num dos 19 concelhos* servidos pela Valorsul). No caso das latas de tinta, a entrega está limitada a 3 latas de 15 Litros por pessoa.
Nota: 15 01 10* embalagens contendo ou contaminadas por resíduos de substâncias perigosas é o código LER correspondente aos resíduos aceites nesta campanha.
* Área Valorsul: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira.
Horário do Ecocentro do Lumiar:
2ª e 3ª feira: 8:00h - 14:30h / 16:15h - 20:00h;
4ª a 6ª feira: 8:00h - 13:30h / 15:15h - 20:00h.
Morada do Ecocentro do Lumiar: Estrada Militar, 1600-516 Lisboa.
GPS: 38°46'38.6"N 9°10'28.9"W; Google maps: 38.777377, -9.174697
COMO PARTICIPAR NESTA INICIATIVA?
As ações são registadas online no site da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
Saiba como se increver através deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6deMjf9OdgM&feature=youtu.be
Para além do tema deste ano, será possível organizar ações de plogging - uma prática desportiva que combina corrida e recolha de lixo abandonado. Descubra como organizar uma grande iniciativa de plogging.
São aceites candidaturas ao desenvolvimento de ações, de acordo com as seguintes categorias:
- Administração/Autoridade Pública;
- Associação/ONG; Empresa/Industria;
- Estabelecimento de Ensino;
- Cidadão individual;
- Outro (por exemplo: hospital, lar de idosos, instituição cultural, etc.).
Junte-se a este movimento que contribui para uma Europa com menos resíduos e que conta com milhares de ações em toda a Europa.
Há algum prémio para os participantes?
Sim, as inscrições que assim o pretendam, podem candidatar-se a um prémio europeu. O prémio consiste num reconhecimento e não tem qualquer valor monetário associado.
Onde posso obter mais informação sobre esta semana?
Pode contactar a Área de Comunicação da Valorsul (comunicacao@valorsul.pt) ou consultar o site https://ewwr.eu/.
EXEMPLOS E IDEIAS QUE VALEM A PENA CONHECER
Se ainda não tem ideias de ações sobre a prevenção de resíduos, veja aqui, exemplos a nível europeu.
Fique a conhecer abaixo as ações que já decorreram neste âmbito na área da Valorsul.
Pode também descarregar os materiais de comunicação de várias edições da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
Tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2023 - Cartaz
Tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022 - Cartaz
Valorsul - Ações na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2021
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2021
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020: Descrição das ações
Valorsul - Ações na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020
Tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020
Valorsul - Ações na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019
Valorsul - Ações na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018