A ETVO, instalada em São Brás, Concelho da Amadora, é a unidade operacional da Valorsul que recebe, trata e valoriza os resíduos orgânicos recolhidos nos grandes produtores (restaurantes, cantinas, hotéis, mercados, hipermercados).
Os resíduos orgânicos provenientes das diferentes fontes são entregues na Central durante dois turnos: das 00h00 às 08h00 e das 16h00 às 24h00. São depositados numa área de receção e descarga, confinada e dotada de portas de isolamento adequadas ao acesso de viaturas.
Os resíduos orgânicos depositados na fossa de receção da linha de húmidos são transportados por um conjunto de transportadores de parafuso, cuja cama tem uma malha de crivo (150x60mm), por onde passam os resíduos orgânicos de menor dimensão. Os resíduos orgânicos de menor dimensão são alimentados, através de transportadores de parafuso, até aos moinhos de martelos (3) com adição de água de processo a montante. Os moinhos de martelos são constituídos, na sua generalidade, por um conjunto de facas (136) suportadas num veio que roda por ação de um motor elétrico e por um crivo de malha de 18 mm, que garantem a trituração (decomposição) e redução granulométrica dos resíduos, produzindo uma suspensão orgânica que é armazenada num tanque localizado por baixo dos moinhos. Estes equipamentos são construídos em aço inoxidável e tem uma capacidade nominal de 7 t/h (cada).
A ETVO foi a primeira instalação em Portugal a utilizar a tecnologia de "Digestão Anaeróbia" (tratamento em ambiente fechado e ausência de oxigénio) associada à "Compostagem" e a produzir energia elétrica a partir do biogás gerado. Para além desta energia, que é exportada para a Rede Elétrica Nacional como "energia verde", é produzido também um "composto" de elevada qualidade para aplicação na agricultura.
O biogás produzido é armazenado num reservatório com uma dimensão de 2.150 m3.
Todo o ar contaminado da instalação é recolhido (6 renovações de ar/h) e tratado no biofiltro, evitando-se deste modo, a propagação de odores na ETVO e na vizinhança.
Para obtenção do composto final, este ainda passa por um processo de Afinação, que tem como objetivo retirar a estilha de madeira, que vamos aproveitar novamente para o processo, e retirar alguns contaminantes que não se conseguiram retirar na fase de pré-tratamento. O Produto final é um ótimo fertilizante natural pois fornece matéria orgânica aos solos agrícolas e ajuda a reter a água das regas e chuvas junto às raízes das plantas. 4 meses é tempo que medeia entre a receção dos resíduos e a obtenção do composto final.