RESULTADOS ECOVALOR 2023/2024

 

Conheça aqui as escolas e instituições que mais se destacaram no acumulado do Amarelo, Azul e/ou Verde desta edição dos concursos Separa e Ganha:

 

No concurso Recicla e Ganha no Azul contámos com a participação de 271 escolas e 19 instituições que contribuíram para a reciclagem de 600 toneladas de papel/cartão. No Amarelo participaram 282 escolas e 20 instituições que separaram 404 toneladas de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida. Já no Verde, através das 191 escolas e 13 instituições, foi possível encaminhar para reciclagem perto de 309 toneladas de embalagens de vidro. 

 

No total, foram encaminhadas para reciclagem, aproximadamente, 1.313 toneladas de material, no âmbito dos concursos Separa e Ganha 2023/2024, e premiadas cerca de 600 escolas e instituições, das 800 inscritas, num valor total de 68.000,00€.

 

Poderá consultar os resultados dos Concursos Recicla e Ganha 2023/2024, por escola/instituição e município em Ecovalor Valorsul.

 

PROGRAMA ECOVALOR 2024/2025

Oferta exclusiva para a comunidade escolar

 

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas. O Programa Ecovalor promove AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO ambiental, VISITAS ÀS INSTALAÇÕES das concessionárias, o concurso RECICLA E GANHA que dá prémios, e recentemente uma parceria com a ESCOLA ELECTRÃO e outra com a ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA.

 

QUERO PARTICIPAR NO PROGRAMA ECOVALOR. O QUE DEVO FAZER?

Para garantir a participação no Ecovalor envie uma solicitação direta para o e-mail: atendimento@linhadareciclagem.pt.

 

Na solicitação deverá indicar o seu email, contacto telefónico, zona do país onde se encontra (freguesia e concelho), e o nome da escola.

 

Após este contacto por email, receberá um contacto da VALORSUL e será articulada a logística para um regresso em pleno e de volta às boas práticas ambientais.


Esta iniciativa está apenas disponível nos municípios servidos pela VALORSUL.

 

 

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO 

As ações de sensibilização ambiental estão adaptadas aos vários níveis escolares e a grupos de adultos nas instituições de ensino, e abordam o tema dos resíduos urbanos, nomeadamente as regras da reciclagem, as boas práticas na gestão de resíduos e/ou a forma como se recolhem e tratam os resíduos urbanos em cada região.

 

Estas ações são gratuitas, mas necessitam de marcação prévia e estão sujeitas à disponibilidade da concessionária da área de influência de cada escola/estabelecimento de ensino.

 

Marcação da ação

Enviar um email para atendimento@linhadareciclagem.pt com a solicitação da ação, com as seguintes informações:

 

  1. Nome da escola
  2. Local (freguesia/concelho)
  3. Ano letivo a que se destina a ação ou identificação do grupo (se forem professores, auxiliares, administrativos, etc.).
  4. Número de participantes
  5. Contacto para agendamento (nome e telefone/telemóvel).

 

Após a receção do pedido, será contactado pela VALORSUL para confirmação dos dados e para definir o agendamento.

 

 

VISITAS ÀS INSTALAÇÕES DAS CONCESSIONÁRIAS

Esta atividade permite o contacto direto com a realidade da gestão de resíduos gerados todos os dias e estimula a adoção de comportamentos ambientalmente corretos.

 

  1. As visitas às instalações estão disponíveis para turmas de nível de ensino em que o tema dos resíduos urbanos e o seu tratamento esteja no conteúdo programático. Nestas visitas existem normas de segurança a cumprir, que serão informadas antecipadamente aos visitantes, e que deverão ser respeitadas no seu decurso. A realização das visitas está também condicionada ao plano de contingência da empresa.
  2. A deslocação do grupo às instalações das empresas deverá acontecer em transporte coletivo (autocarro), uma vez que parte do(s) percurso(s) são realizados no interior do mesmo. Caso algum grupo não se desloque em transporte coletivo, esta informação deverá ser comunicada previamente e poderá limitar a realização da visita. Nota: as empresas visitadas não disponibilizam autocarros ou transporte para as visitas às instalações.
  3. Grupos: Até 30 visitantes. Se o nº de visitantes for superior, será de ser avaliado caso a caso.

 

NOTA: cada empresa tem o seu Regulamento de Visitas às suas instalações e o responsável pela marcação da visita receberá essa informação aquando do seu agendamento.

  

 

CONCURSO RECICLA E GANHA!

Este concurso destina-se a todos os estabelecimentos de ensino e tem como objetivo premiar as escolas que mais reciclam as suas embalagens usadas.

 

As escolas podem separar embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida, de papel/cartão e de vidro. As escolas com melhores resultados recebem prémios monetários de acordo com a tabela de prémios disponível em Regulamento.

 

O Regulamento do Programa Ecovalor para a edição 2024/2025 será disponibilizado em breve.

 

As inscrições são feitas através do seu município, que contactará posteriormente para confirmação de dados, recolha de mais elementos, se necessário, e dar início à participação da sua escola no concurso RECICLA E GANHA!

 

PARCERIA ESCOLA ELECTRÃO/RECICLA E GANHA

Participar em ambos os projetos, Escola Electrão e Recicla e Ganha, permite às escolas realizar a recolha seletiva de resíduos de embalagens, equipamentos elétricos e eletrónicos e de pilhas e baterias, aumentando o seu contributo para um melhor ambiente.

 

  1. Será atribuído 1 ponto adicional na ação Escola Electrão, contribuindo para a obtenção de prémios nesta iniciativa, às escolas que participem no Recicla e Ganha do ano letivo 2023/2024 com a quantidade mínima para receber prémio monetário, pelo menos num dos fluxos (plástico/metal, papel/cartão e vidro).
  2. Informações e esclarecimentos sobre o projeto Escola Electrão, enviar email para escola@electrao.ptou em www.electrão.pt. As inscrições podem ser feitas através do link www.electrao.pt/campanhas/escola-electrao/
  3. A parceria é válida para as escolas dos 174 municípios da área de abrangência da EGF. As escolas que não pertençam à área concessionada, devem entrar em contacto com a equipa Escola Electrão para mais informações.

 

 

PARCERIA ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA

A Escola Amiga da Criança é a iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir e reconhecer escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz e completo da criança no espaço escolar.

Os projetos são avaliados e são selecionados os que serão distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança. É escolhido um projeto vencedor global e um projeto vencedor por categoria.

 

Prémios

  • O projeto vencedor ganha 5.000€ em livros LeYa.
  • O projeto vencedor de cada categoria ganha 1000€ em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e prémios adicionais por parte dos parceiros envolvidos na iniciativa.

Candidaturas

A 6ª edição já terminou e está em período de avaliação de candidaturas.

E a 7ª edição tem as inscrições abertas em https://escolaamiga.pt/concorrer.

Mais informações sobre a parceria Escola Amiga da Criança e a EGF:

https://www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/a-nossa-casa-e-um-planeta/

 

 

A Escola Amiga da Criança e a EGF

Para além dos prémios adicionais na categoria de Sustentabilidade, a EGF é um dos parceiros principais da iniciativa Escola Amiga da Criança, com foco nos temas da Sustentabilidade e Felicidade nas Escolas. É no âmbito desta parceria que a Escola Amiga da Criança e a EGF promovem um primeiro estudo, que pretende avaliar e caraterizar a Felicidade nas Escolas, com os seguintes objetivos:

 

  • Caracterizar a perceção de felicidade na escola dos alunos e professores portugueses (desde o 2.º CEB ao Ensino Secundário), atendendo às seguintes dimensões: esperança, empenho, pertença, aprendizagem social e emocional e bem-estar. Serão ainda consideradas as dimensões: Sentir bem/propósito; Saúde subjetiva; Exercício saudável; Alimentação saudável (Feel well/Meaning; Subjective health; Move Well; Eat Well, in Marujo & Neto, 2011).
  • Aferir a influência dos climas e/ou ecossistemas (escola, colegas e família) na perceção da felicidade de alunos e professores.
  • Aferir a importância que a perceção de um desenvolvimento sustentável do planeta tem na perceção de felicidade.
  • Criar um observatório, como projeto de longo prazo, para a recolha periódica destes dados, que nos permita comparar os inquiridos aquando do início de um ciclo de estudos e no fim do mesmo.
  • Construir um índice de felicidade das escolas portuguesas, também um projeto a longo prazo.